Dicas de Saúde

O que são uvas passas?


As passas ou uvas passas são a forma desidrata da uva fresca. Trata-se de frutas secas muito apreciadas, delas existem variedades selecionadas como as uvas passas groselhas (pretas, pequenas e sem semente, da Grécia) e as uvas passas sultanas (brancas, com ou sem sementes).

São o doce natural preferido pelas crianças e os mais gulosos, utilizadas em muitas sobremesas, mas também são muito valiosas em todos os tipos de receitas, já que dão um excelente toque de sabor: com verduras, os arrozes… As uvas passas tem uma textura suave e carnuda, seu sabor é muito doce.

1 – Excelente fonte de energia

Muitas pessoas estão sempre em movimento, vão para o trabalho, praticam exercícios, arrumam a casa, e isso tudo faz com que precisem de muita energia para manter suas tarefas do dia, por isso é importante ter uma fonte de energia natural e saudável. Uma excelente fonte de energia são as uvas passas, pois possuem uma boa quantidade de açúcares (frutose e glicose) naturais.

O consumo de uvas passas também ajuda na absorção eficaz de vitaminas e muitos outros nutrientes importantes para o nosso organismo, por isso, são muito recomendadas para manter o sistema imunológico saudável.



2 – Excelente para a digestão

Depois que comemos as uvas passas, elas absorvem a água, isso promove um efeito laxante, o que ajuda a combater a constipação.

O consumo regular de uva passa ajuda fazer com que nosso intestino funcione corretamente. As fibras encontradas nesse alimento ajudam a limpar o nosso intestino, eliminando assim as toxinas e os resíduos do corpo.

O consumo de uvas passas também ajuda na absorção eficaz de vitaminas e muitos outros nutrientes importantes para o nosso organismo, por isso, são muito recomendadas para manter o sistema imunológico saudável.



3 – São ótimas para a saúde bucal

O ácido oleanólico encontrado nas uvas passas ajudam a proteger nossos dentes de cáries. Outro grande benefício da uva passa é que elas ajudam a impedir o crescimento de bactérias nocivas que causam gengivite e outras doenças periodontais.



4 – Ajuda a melhorar a saúde dos ossos

Por serem uma ótima fonte de cálcio, as uvas passas são ótimas para fortalecer os ossos e os dentes. O boro é um micronutriente encontrado abundantemente nas uvas passas, esse micronutriente ajuda o organismo a absorver o cálcio.

Para os idosos, as uvas passas são extremamente recomendadas, pois o cálcio e o boro ajudam a prevenir a osteoporose.



5 – Uma ótima forma de reduzir a acidez do corpo

A grande quantidade de magnésio e potássio que as uvas passas possuem ajuda a reduzir a acidez e a eliminar toxinas do corpo, que podem causar doenças como a artrite, gota, doenças cardíacas e pedras nos rins.



6 – Ajuda a combater infecções

A grande quantidade de fitonutrientes e polifenólicos encontrados na uva passas têm propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, ajudando assim, a prevenir infecções que possam nos afetar.



7 – São ótimas para a saúde dos olhos

Os fitonutrientes possuem também propriedades antioxidantes, que ajudam a proteger os olhos dos radicais livres, que podem causar o desenvolvimento de doenças como a catarata, cegueira, entre outras.



8 – Ajuda a prevenir o câncer

O antioxidante conhecido como catequina, contido na uva passa, ajuda a proteger o organismo dos radicais livres, que causam o desenvolvimento de tumores, principalmente o câncer de cólon.



9 – Estimula a sexualidade

O consumo regular de uva passa é um excelente estimulante sexual. Um aminoácido chamado arginina encontrado nas uvas passas ajuda a melhorar a libido.

VOLTAR