Dicas de Saúde

Tipos de dores de cabeça


Nem todas as dores de cabeça são iguais. Caso você consiga identificar as dores de cabeça por seus sintomas, será mais fácil garantir um tratamento adequado.
Muitas vezes as diferenças entre dores de cabeça podem ser distintas, mas em outros casos elas são mais sutis.

Por este motivo, é importante olhar para a dor de cabeça com uma variedade de ângulos diferentes: alvo de faixas etárias, causas e sintomas associados.
Isso ajudará você a ter uma ideia melhor do tipo de dor de cabeça que está sofrendo atualmente com base nos sintomas que você está sentindo.

Aqui estão as três dores de cabeça comuns e suas características:

1. Cefaléia tensional: A cefaléia tensional é um dos tipos mais comuns de dores de cabeça, identificados por médicos especialistas.
De acordo com a clínica Mayo, uma cefaléia tensinal é caracterizada por uma pressão ou aperto intenso em ambos os lados da cabeça e, às vezes, no pescoço.
Outros sintomas de uma cefaléia tensional incluem fadiga e sensações de dor circular ao redor de toda a cabeça. Esta dor geralmente é causadas por estresse e má postura.
Cefaléia tensional crônica costuma afetar crianças menores de seis anos de idade, mas os grupos de idade mais comuns que sofrem com as dores de cabeça de tensão são os adolescentes e os jovens de 20 e poucos anos. Essas dores podem ser tratadas com analgésicos sem receita como aspirina e ibuprofeno ou massagens no pescoço e ombro.


2. Enxaqueca: As enxaquecas são caracterizadas por latejação moderada à severa na cabeça. Cerca de 60% dos doentes têm indicado que a dor é principalmente de um lado, enquanto 40% dos pacientes identificaram a dor em ambos os lados da cabeça. Muitas vezes a enxaqueca vêm juntamente com sintomas mais graves como: náuseas e vômitos; sensibilidade à luz, som ou cheiro e a dor aumentada com atividades diárias. Em média, as enxaquecas são mais frequentes em mulheres do que em homens e acontecem mais com pacientes entre as idades de 45 e 64 anos.
Doses mais elevadas de medicação para dor podem ser prescritas para uma pessoa que sofra com enxaquecas. No entanto, outros medicamentos de venda livre são comercializados especificamente para este problema. Enxaqueca também pode ser tratada através de uma mudanças na dieta e atividades, tais como meditar em um quarto escuro e tranquilo até que os sintomas diminuam.


3. Cefaléia: Dor acentuada e severa que se desenvolve rapidamente durante um curto período de tempo. Essas dores de cabeça situam-se geralmente na região do olho e podem durar de 15 minutos à horas.
A dor pode ser acompanhada por outros sintomas incluindo: congestão nasal, dor profunda no olho, vermelhidão dos olhos e irritabilidade.Homens entre as idades de 20 a 50 anos são mais suscetíveis à cefaléia do que qualquer outro grupo de pessoas. O objetivo principal para o tratamento da cefaléia é prevenir possíveis causas, alterando a dieta. Também é muito importante eliminar o tabagismo e o álcool, que são os disparadores mais comuns para as dores. O tratamento pode envolver medicamentos para a dor de cabeça, mas também medidas simples como praticar exercícios de respiração.
Se você sofre de dor persistente desses tipos de dores de cabeça ou outros, consulte o seu médico para conhecer o principal motivo destas dores.

VOLTAR